Descrição
A obra Aldeia Isã Vakevu, do povo originário Nukini: um Sítio Natural Sagrado no Coração do Juruá entrega ao leitor uma reflexão real e profunda sobre o valor imensurável dos sítios naturais sagrados para a sobrevivência cultural, espiritual e ambiental dos povos indígenas e o reconhecimento de todas as formas de vida. O texto demonstra a constituição do espaço de identidade, resistência e diálogo entre saberes tradicionais da Aldeia Isã Vakevu e o Direito por meio da sensibilidade da autora Renata Duarte de O. Freitas.
O livro cria uma lógica de pesquisa articulada com a vivência e a luta social desses territórios que vão muito além de uma proteção ambiental. Com uma linguagem clara e acessível evidencia a luta pelo reconhecimento de direitos bioculturais e da construção de uma justiça ambiental. Seu principal objetivo é mostrar ao mundo a história do Povo Nukini e sua relação com a natureza e os valores culturais mostrando ao leitor que tais sítios não podem ser compreendidos como simples espaços físicos, mas de um território de identidade, memória, espiritualidade e amorosidade com o futuro, entendimento esse imprescindível para um planeta mais humano, sadio e justo.
Profa. Dra Sabrina Cassol, Professora Adjunta do Curso de Direito da Universidade Federal do Acre – Ufac,; Coordenadora do Programa de Extensão Observatório de Direitos Humanos da Ufac; Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Federal do Acre – Campus Sede