Descrição
“De modo coerente entre prática e profundidade teórica, esta obra dá visibilidade para a análise do cuidado no equilíbrio entre as proteções da infância e de gênero, denotando o quão relevante são os esforços de reflexão da produção jurídica para os desafios contemporâneos em torno das temáticas da realidade mutante. Isto porque aborda as relações de Direito das Famílias na conjectura atual, trazendo as inter-relações que podem surgir a partir da perspectiva da teoria do cuidado.”
Ana Carla Harmatiuk Matos
Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Derecho Humano pela Universidad Internacional de Andalucía. Tutora in Diritto na Universidade di Pisa-Itália. Professora Titular de Direito Civil na Graduação, Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Paraná. Vice-Presidente do IBDCivil. Diretora Regional-Sul do IBDFAM. Advogada. Conselheira Estadual da OAB-PR.
“A grande potência deste livro reside em sua capacidade de articular teoria crítica, análise histórica e proposição normativa a partir de uma leitura interseccional das vulnerabilidades. A autora não apenas denuncia as assimetrias de poder que atravessam o cuidado, mas propõe sua reorganização como fundamento para a construção de práticas sociais, de políticas públicas e de legislações voltadas à promoção da justiça social. Ao reconhecer que todos os seres humanos são vulneráveis — ainda que de formas distintas — e que o cuidado é condição de possibilidade da vida digna, Lígia Ziggiotti de Oliveira nos convida a repensar o próprio projeto de sociedade. O cuidado, aqui, não é apenas uma categoria jurídica, mas um horizonte ético e político para a reconstrução democrática do Direito. Portanto, este livro é leitura indispensável para magistradas e magistrados, defensoras e defensores públicos, promotoras e promotores de justiça, advogadas e advogados, pesquisadoras e pesquisadores, e todas as pessoas comprometidas com a construção de um direito mais justo, inclusivo e sensível às complexidades da vida.”
Eduardo Augusto Salomão Cambi
Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. Professor Associado da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e da Faculdade Assis Gurgacz (FAG). Pós-Doutor em Direito pela Università degli Studi di Pavia (Itália). Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro da Academia Paranaense de Letras urídicas.